top of page
2021 Virginia Curso GEPACS.jpg

virgínia vecchioli

Professora adjunta do departamento de ciências sociais e professora permanente do PPGCS da UFSM. Pesquisa sobre o ativismo humanitário, a mobilização coletiva das vítimas e seus familiares, o engajamento dos profissionais do direito em causas coletivas, a sócio-gênese da causa dos direitos humanos, a profissionalização da gestão das vítimas, Políticas públicas de memória e patrimônio. Processos de patrimonialização de lugares de sofrimento.  Os lugares de memória.  A topografia da memória. Memoriais e museus sobre regimes autoritários e sobre tragédias coletivas. A intervenção do Estado nas iniciativas de memória. Os expertos em memória. Memória e tecnologia. As novas formas de produção do passado através de tecnologias transmídia e hologramas. A representação da catástrofe através de dispositivos de realidade virtual. A vida política dos corpos mortos. 

publicações

“Deserving victimhood. Kinship, emotions and morality in contemporary politics”.

Dossiê: Gramáticas da Pós-violência: identidades, guerras, corpos e fronteiras. Vibrant. Virtual Brazilian Anthropology. Vol.15 N 3. Brasilia. 

"Uma história social da expertise em direitos humanos: trajetórias transnacionais dos profissionais do direito na Argentina”

Dossiê Direitos Humanos, História e Memória. Bruno Groppo e Tatyana Maia (org.) Revista Estudos ibero-americanos.

“El activismo de las víctimas y sus repertorios de movilización” 

In: Loeza Reyes, Laura y López, Jairo (coord). Derechos humanos y conflictos por el acceso e impartición de justicia en América Latina. UNAM. México

"Políticas de memoria: herramientas estratégicas para su estudio"

In: Carlos Arthur Gallo (org). Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, políticas de memória e justiça de transição no Sul da Europa e na América do Sul. 

bottom of page